quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Quem quer ser Bilionário?

Vou começar pelo fim.
"It is written."
O destino é o que nós construímos ou é o que nos calha? No meio de tanta confusão e rebuliço das nossas vidas, que raio é que é o destino?
Danny Boyle, coloca-nos esta questão no principio do filme. E vai-nos respondendo ao longo da história de uma vida de Jamal Malik.
Por um lado a nossa perseverança nas crenças que assumimos e a coragem nas decisões que somos obrigados a tomar, são factores que nos podem guiar para que consigamos encontrar o nosso destino. Por este prisma somos nós que construímos o caminho em busca desse destino.
Por outro lado, se esse destino não está já escrito, de maneira que hajam provas de que ele está à nossa espera, no sentido de encontrarmos algum sinal que nos faça acreditar então não há como acreditar no caminho mais correcto.

E foi isso que senti. Por muita merda que somos obrigados a nos meter, por mais lutas desiguais que tenhamos de travar, por mais rombos na nossa alma, se nunca chegarmos a ter sinais de que de facto o nosso destino é aquele que acreditamos, dificilmente iremos ter a coragem de voltar a reerguer e voltar a lutar contra todas as vicissitudes.

O retrato de uma India miserável. O postal de uma cidade tal como ela é. A confusão de quem vive integrado numa sociedade completamente "overcrowded" e todas as dificuldades inerentes, que passa pela politica, religião e cultura, que não agradam a ninguém, estão bem expressas neste filme. É dificil, mesmo num 'retrato documental' experienciar um novo país e conhecer as suas características, mas penso que podemos ter alguma noção de como é a India, apesar de eu defender que para conhecermos, temos de lá estar e ver com os nossos próprios olhos, sentir com a nossa pele e cheirar com o nosso olfacto.
Podemos comparar um bocado com o anterior The Darjeeling Limited, onde conseguimos encontrar os cheiros e cores da India, enquanto neste encontramos a sociedade que lá sobrevive.

Quanto ao filme e produção em si, achei que a banda sonora encaixa muito bem em várias cenas, especialmente nas cenas de perseguição e de maior tensão. Penso que brevemente vamos poder ver alguns destes actores de Slumdog fora do ambiente de Bollywood, e aí estou bastante curioso quanto às suas prestações.

Citações:

Jamal Malik: I knew you'd be watching
Latika: I thought we would meet only in death.
Jamal Malik: This is our destiny
Latika: Kiss me

Prem Kumar: So are you ready for the final question for 20 million rupees?
Jamal Malik: No, but maybe its written, no?
Prem Kumar: Maybe...

Sem comentários: