sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Lado Selvagem

Por um lado, uma banda sonora extraordinária, e não tenho muitas mais palavras para esta banda sonora.
Do outro lado, um filme também extraordinário. (happiness)

Uma história que conta muito mais do que um simples viajante solitário e sonhador. Uma (loneliness)história que confunde-se com outras que já vivi pessoalmente. Sempre na procura da felicidade permanente.
No meio de um filme bem construído, uma história contada de forma marcante. É a história de um sonho, que define (discover)a alma de um viajante, sempre à procura do seu limite, daquilo que nos faz viver e procurar experiências diferentes. É a nossa fuga ao desespero da "ordem" que define a nossa vida, no nosso local de trabalho, na nossa vivência entre familia, nas regras que nos (dreaming)impõem, na procura de nada. Mas qual a catapulta que me faz pegar na mochila, partir em frente, sem destino, e sozinho?
Várias são as citações que o caderno do Alexander Supertramp vai registando ao longo da jornada, e que no final do filme me deixam a reflectir sobre elas. Uma das últimas, resume o que a experiência de uma viagem destas, a solo, (Humility) me devolve numa vivência em comunhão com o que o mundo tem para oferecer.
Depois, (courage) a coragem de prescindir de uma vida regrada, de prescindir de uma vida definida, é aquilo que não tive até hoje, e seria o ponto mais alto ao procurar a felicidade que escapa como grãos de areia entre os dedos.
Custa estar só, mas para nos descobrirmos precisamos de nos encontrarmos sozinhos.
E porque vivi, experienciei, e perdi-me para me descobrir, e assim como Supertramp, (life)senti que a Felicidade(wilderness) só é real quando se é partilhada.
E no final, assim como se agradece pela vida feliz que possa ter tido, quero também um dia agradecer e dizer que "Superei todas as missões (silence)impossíveis que se proporcionaram, e por isso me sinto feliz com a vida que Me deste."
Embora a coragem de Cristopher McCandless seja inegável, penso a estupidez da sua morte é brutal. Hoje em dia, todas as mortes por fome são as mais estúpidas que possam haver, qualquer que sejam as justificações.

Citações:
Christopher McCandless: [written into book] Happiness is only real when shared.

Christopher McCandless: If we admit that human life can be ruled by reason, then all possibility of life is destroyed.

Ron Franz: When you forgive, you love. And when you love, God's light shines upon you.

Sem comentários: