quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford

O gosto que tenho pelo cinema é a capacidade que existe de saber-se contar uma história.
Ora, aqui neste filme, está uma história bem contada e que dá gosto em pedir mais (e o filme tem "só" 2h40min, quando ele foi filmado para 4 horas).
Com produção de Brad Pitt e realização de Andrew Dominik, contam-nos uma história de um assassino lendário, que reza a história matou 17 pessoas em assaltos a combóios, e de como viveu os seus ultimos meses de vida.
A forma como Jesse James prepara e encoraja o seu assassino, para o seu próprio homícidio, é a base desta história. De como usou e manipulou, quem o considerava um ídolo e que queria ser como ele, até ao momento de lhe "dar" as costas para que Robert Ford o alvejasse.
Foi quase como o transformar-se de um verdadeiro assassino, numa vitima, que por sua vez se torna uma lenda dos Estados Unidos. Jesse James, passa assim a ser a lenda, ao contrário de Robert Ford, que supostamente sendo ele o assassino do bandido mais procurado na altura, deveria granjear a fama do mais corajoso americano. Mas o "tiro", neste caso, saiu-lhe ao contrário, porque quem ficou para a história foi o bandido, e o justiceiro ficou marcado como um cobarde que alvejou pelas costas.

Não só tem uma história bem contada, como tem umaa fotografia que é excelente, e também a presença e a interpretação de Casey Affleck na personagem de Robert Ford está divinal. Atrevo-me a considerar Casey Affleck, pelo menos, para os nomeados aos óscares de melhor actor secundário.
Quanto ao Pitt, aquela figura de tipo "todo bom" para as gajas, já não figura neste écran, mas também com a Angelina, não precisa ele mais dessas poses, e finalmente pode-se constatar melhor o desempenho dele enquanto actor.

Citações:
Jesse James: Do you want to be like me? Or do you want to be me?

Robert Ford: Each man kills the things he loves.

Robert Ford: It is interesting the many ways you and I overlap; you're the youngest of three James boys, I'm the youngest of five Ford boys. You have blue eyes, I have blue eyes. You're five feet eight inches tall, I'm five feet eight inches tall.

1 comentário:

SC disse...

Também gostei! :)

(não conhecia este teu blog!)