terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Comboio das 3 e 10

Antes de mais, é um "Western".
Sou eu que adoro estes filmes, de índios e cowboys, dos bons e dos maus, de grandes tiroteios e muita poeira no ar. Lembro-me quando tinha oportunidade de ver as matinés na TV, como ansiava para que aparecessem filmes de cowboys para ver. Foi com esta expectativa que apareci para ver "O Combóio das 3 e 10".
É um filme de cowboys que vai até ao último momento, e acaba quando tem de acabar. Pois toda a acção do filme vai acontecendo, e no final, quando objectivo é alcançado a história termina, independentemente se acaba mal ou bem. Acaba como tem de acabar, com os heróis como vencedores, e os bandidos como os perdedores, ou não fosse um Western.

Não sendo equiparável a um John Ford, este "O combóio das 3 e 10" tem tudo o que compõe um típico filme de cowboys. Uma guerra por causa dos caminhos de ferro, os bons e os maus, as perseguições a cavalo e os tiroteios no meio da cidade entre as casas de madeira, os saloons e a noites de relento. Falta um pouco daqueles grandes planos que mostravam as pradarias nos desertos americanos e que davam "Aquela" dimensão a estes filmes.

Gostei imenso também da actuação do Christian Bale. Acho cada vez mais um dos actores mais versáteis que existem por aí (ali em Hollywood).

Um filme para quem gosta do género, para ver.

Citações:
Dan Evans: And you just remember that your old man walked Ben Wade to that station when nobody else would.
Ben Wade: They're going to kill me in the morning... I'll never see the sun.

1 comentário:

SC disse...

Passo. :) Não sou muito fã do género, é um facto.