domingo, 13 de janeiro de 2008

Jogos de Poder

Um filme politico que não dá para fugir ao tema de maneira alguma. É uma história que centra as atenções na campanha do Estados Unidos, no inicio dos anos 80, em financiar os mujaheedins no Afeganistão para lutarem contra os invasores soviéticos. Com algum sarcasmo e cinismo à mistura, Mike Nichols, o mesmo realizador do excelente "Closer" retrata-nos como é os congressitas norte-americanos influenciam e jogam com o poder que têm em mão para politicamente atingirem os seus objectivos.
Leva-me a pensar, mas que raio estão os politicos a fazer? É para isso que são eleitos pelo povo? É por estas e por outras que de politica percebo menos e menos quero perceber.

Três excelentes actores (Hanks, Roberts e Hoffman), uma história verídica fazem deste, um filme para se ver.

A meio do filme, mostram imagens antigas de aviões caça a serem atingidos e destruídos por misseis stinger. No meio dos aviões apercebo-me de um F-16 a ser destruído pelos misseis disparados pelos afegãos. Achei estranho, porque os soviéticos não voam com aviões norte-americanos. Agora ao consultar o imdb, na secção de coisas estranhas, fazem referência a isso mesmo.

Citações:
Gust Avrakotos: I bugged the scotch bottle.

Charlie's Angel #4: The Congressman has never been to rehab. They don't serve whisky at rehab.

Sem comentários: